Nenhuma indústria é poupada da possibilidade de enfrentar uma crise nas mídias sociais, os restaurantes não são exceção.
O gerenciamento de redes sociais para o setor de restaurantes é particularmente delicado. Embora todas as indústrias dependam de recomendações de boca em boca e que as pessoas estejam sempre satisfeitas com produtos e serviços, uma crise de reputação em um restaurante e a maneira como ela é gerenciada, pode significar o colapso ou o ressurgimento definitivo de ninguém. A palavra lanchonete pesa muito e é por isso que é necessário ter um protocolo definido para se salvar de qualquer crise nas redes sociais.
As crises nas redes sociais no setor de restaurantes geralmente começam do lado de fora. Um dos exemplos mais famosos dos últimos anos é o que aconteceu no famoso Noma, classificado como o melhor restaurante do mundo há 3 anos e que enfrentou a intoxicação de mais de 67 clientes.
A crise começou do lado de fora, mas tinha que haver um trabalho de controle de danos nas redes sociais, juntamente com uma declaração publicada em seu site. Uma crise de reputação pode acontecer até no melhor restaurante do mundo, então como você age?
A primeira coisa que devemos levar em consideração é que a impulsividade não é nossa aliada. Os restaurantes devem ter um protocolo que permita que eles ajam o mais rápido possível, mas sem serem apressados ou ao acaso. O protocolo deve ser seguido no próprio restaurante e nas redes sociais. Segundo, o erro deve ser reconhecido e depois seguir em frente para descobrir o escopo da crise.
Nesse sentido, é importante responder através do site, com uma declaração como a Noma fez, e também através de nossas redes sociais, e responder de forma personalizada a todas as pessoas afetadas que falam sobre o problema nas redes, com antecedência se desculpam e dão entender que estamos prontos para enfrentar o problema.
Algo que você definitivamente não deve fazer é tentar excluir comentários negativos. Em uma crise de mídia social, isso é desaconselhável, pois eles só retornam e ficam com mais raiva do que antes, além de procurar outras plataformas para reclamar. Aqueles que reclamam geralmente só querem ser ouvidos e sabem que suas reclamações estão sendo respondidas e tratadas.
Em uma crise de mídia social, você também deve cuidar muito do idioma. As respostas devem ser sempre cordiais e personalizadas.
Para enfrentar o trabalho de gerenciar as redes sociais de um restaurante e também saber como agir diante de crises, é melhor contratar especialistas que gerem estratégias e protocolos baseados em dados. As crises nas mídias sociais devem ser tratadas com velocidade, empatia e profissionalismo.
Finalizo aqui agradecendo pelo seu tempo dedicado a essa leitura e importante que saiba o quanto pra mim é prazeroso escrever e compartilhar do meu conhecimento e experiência. Se você conheça alguém que busca se posicionar na internet ou mesmo quer aprender mais sobre essa poderosa ferramenta, compartilha esse conteúdo. Garanto que irá ajudar!
Te vejo na próxima! :)
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.