Um dos principais objetivos do marketing digital é encontrar as estratégias que permitem converter as pessoas que visitam o seu site ou loja online em leads ,ou seja, registros em nosso banco de dados ou clientes em potencial. Uma vez que fazem parte do nosso sistema, isso nos dá uma indicação de que eles estão interessados no produto e / ou serviço que oferecemos.
Como você pode fazer seu primeiro contato com o internauta ser tão impactante para que ele se interesse pelo seu negócio? Aqui, forneceremos as principais dicas para atrair leads qualificados para o seu empreendimento.
Não se trata de atrair qualquer tipo de pessoa para a sua base de dados, mas apenas aquelas que sentem afinidade com a sua marca. Um lead qualificado é aquele que se encaixa nas características de nossa buyer persona ou público-alvo. Isso é importante porque aumenta as chances de que eles comprem seu produto ou serviço e se tornem seus clientes. A ideia é que uma porcentagem das pessoas que o visitam pela web são atraídas por seus conteúdos para download, ofertas ou notícias e acabam disponibilizando seus dados em um formulário, o que os transformaria em leads ou registros para seu banco de dados. Você deve sempre se perguntar se sua estratégia atual para obter leads permite que você encontre aqueles que realmente lhe interessam.
Se você deseja apenas promover sua marca de forma geral, ou seja, branding, é válido obter registros de diversos segmentos, mas se deseja convertê-los em verdadeiros clientes de seus produtos, certifique-se de que atendam às seguintes características:
Que seu perfil corresponda ao seu objetivo.
Que, como usuário, não esteja apenas interessado no conteúdo que você oferece em seu site, mas também em seus produtos ou serviços.
Que tenha um certo nível de engajamento, ou seja, interação ou identificação com sua marca.
Para obter leads de qualidade, você precisa se concentrar em 4 etapas:
Faça uma análise exaustiva para construir sua buyer persona ou o perfil do cliente que se encaixa em seu projeto. Não se conforme com dados básicos, como sexo ou nível sociocultural, mas você deve explorar mais com pesquisas mais profundas que permitem conhecer aspectos como:
Depois de fazer essa análise, você deve criar um blog com conteúdo voltado especificamente para esse público. Você também pode aproveitar as vantagens do marketing de conteúdo fazendo propostas digitais para download, como e-books, whitepapers, infográficos ou guias. Você também pode usar outras plataformas para oferecer conteúdo, como Webinars, que são seminários online que permitem demonstrar o domínio que você tem em relação a um tópico ou setor. Esta é uma excelente iniciativa para se aproximar dos seus potenciais clientes e conhecer as características dos mais interessados. Adapte seu site para facilitar a geração de leads, incluindo elementos como:
Números de contato em cada uma de suas páginas. Isso aumenta a confiança dos usuários em seus serviços.
Formulários nas páginas mais importantes do seu site. Não apenas na seção de contato, mas em todas aquelas que podem funcionar como página de destino.
É importante que você inclua todos os campos necessários para saber se seu cadastro atende ao perfil ideal desde o primeiro download.
Oferecer um chat ao vivo é uma das últimas tendências na captação de leads, pois pode ajudá-lo a esclarecer quaisquer dúvidas e também capturar e-mails de visitantes que também estão interessados em suas ofertas.
Dedique-se a conhecer detalhadamente a sua buyer persona. Isso pode ser feito por meio de entrevistas ou pesquisas com clientes reais que atendam ao perfil desejado. Pergunte sobre as páginas que visitam, o que eles pesquisam no Google, os problemas que estão tentando resolver on-line etc.
Investigue blogs e portais compatíveis com as características do seu target e proponha fazer colaborações por meio de guest posts ou envio de conteúdo. Identifique as colaborações que tiveram mais sucesso e repita-as.
Participe de redes sociais e comunidades online em busca de grupos relacionados onde sua buyer persona navega para compartilhar seu conteúdo e o valor agregado de seu produto. Essa é uma forma de se aproximar do seu objetivo de forma mais ativa, aumentando a probabilidade de captar leads qualificados.
Lembre-se que um lead terá muito valor para você quando lhe oferecer a possibilidade de trabalhar com ele, qualificá-lo e prepará-lo para a compra do seu produto ou serviço. Existem dois processos de automação em marketing que permitirão que você determine o valor de um lead:
Esses são processos automatizados que nos permitem avaliar cada lead com base em fatores como seu comportamento com nosso site, blogs, conteúdo ou e-mails. O objetivo principal é detectar onde cada um está no funil ou pipeline de vendas e, dessa forma, detectar quem tem maior probabilidade de realizar uma transação comercial.
Sabendo disso, fica muito mais fácil redirecionar a força de vendas para a concepção de propostas personalizadas para cada cliente.
Este processo também é automatizado e é responsável pelo envio de uma cadeia de emails escalonados e personalizados. A ideia é que contenham informações valiosas e úteis para o usuário, como postagens recomendadas, conteúdo para download e interesse de cada usuário e até ofertas personalizadas.
Às vezes, nos concentramos em capturar leads de forma massiva e negligenciamos as próximas etapas que são igualmente importantes. Para ter uma visão clara de todos os dados que coletamos de nossos clientes em potencial, você pode usar o software CRM (Customer Relationship Management). Desta forma, poderá não só gerir todos os dados pessoais dos seus clientes, mas também identificar todas as variáveis que lhe permitirão saber se se trata de um lead qualificado ou não. Será muito mais fácil determinar seus hábitos de compra, preferências e o ponto do processo onde você saiu da venda para oferecer um atendimento muito mais personalizado.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.