Um blog é um elemento essencial de uma estratégia baseada em marketing de conteúdo. Quase não escrevi sobre o assunto, mas sempre recebo as mesmas dúvidas. Agora é a hora de dar algumas respostas às perguntas mais frequentes.
TÓPICO
Minha definição é a seguinte: “marketing de conteúdo consiste na criação e divulgação de artigos, fotos, vídeos e apresentações não comerciais sobre um tema específico com o objetivo de gerar associações positivas a uma marca, empresa, organização ou pessoa.
Com o tempo, conquista-se a reputação e a imagem de referência na área escolhida. No momento em que surge a necessidade comercial de contratar serviços e produtos relacionados ao assunto, um indivíduo ou organização que se posicionou como referência destaca-se como primeira opção e os clientes de seu público-alvo os alcançam sem ter que persegui-los.
O marketing de conteúdo tende a dar bons resultados porque, em vez de vender, você está procurando que eles comprem de você. A etapa anterior é ter conquistado a confiança, porque por meses ou anos você contribuiu com muito valor sem esperar (obviamente) nada em troca. A palavra mágica é “confiança”, que é a base de cada venda e é uma vantagem competitiva sobre a concorrência que aposta, por exemplo, no melhor preço.
Para dar uma visão geral: uma estratégia que aposta nesta opção tem sempre que se planejar a longo prazo porque os resultados não são imediatos. A execução da criação e divulgação do conteúdo deve ser constante e de qualidade. Para isso você pode criar artigos em um blog que dão respostas a dúvidas de clientes em potencial sem ter um foco comercial.
Quanto tempo leva para ver os primeiros resultados?
Embora essa pergunta seja impossível de responder porque depende de muitos fatores, vou me molhar. Em média, pode facilmente levar 1,5 anos. Há casos que chegam mais cedo, outros que demoram mais e ainda muito mais do que por falsas expectativas que desistem no meio do caminho.
Esta é mais uma das questões impossíveis que não permite realmente uma boa resposta. Para não te deixar na mão, dou alguns exemplos para te dar uma ideia. Em 1,5 anos, você terá publicado mais de 200 posts, presumindo que, em média, publique 2 a 3 vezes por semana. Por postagem, pode ter levado em média 1,5 horas (assumindo que no início demore muito mais, mas com a prática cada vez menos). Com estes dados pode calcular quanto custa o seu tempo ou, caso não o faça, o custo de um escritor freelance (neste caso, R$150,00 / postagem) ou contratar um jornalista para o seu staff.
A resposta é simples, NÃO.
Não mexa com o marketing de conteúdo se precisar de resultados de curto prazo. Em qualquer caso, é aconselhável executá-lo como uma estratégia paralela. Lembre-se de que você deve dedicar prioridade e recursos a isso, caso contrário, você nunca terá nenhum benefício.
Quais são suas dúvidas relacionadas ao marketing de conteúdo? É uma estratégia que funciona para você?
PS: se você tiver interesse no assunto, continue navegando em nosso blog. Abordamos diversos assuntos que podem ser interessante para o seu desenvolvimento.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.