A estratégia de marketing de uma Clínica Dentária , ou de qualquer outro tipo de Clínica ou Empresa, passa sempre por conhecer bem o nosso cliente-alvo e as fases que se passa antes de nos decidir contratar. Uma vez que conhecemos seu comportamento, devemos influenciar cada fase para que gradualmente se aproxime de nós.
Uma Persona de Comprador é um perfil (ou vários perfis) do meu cliente-alvo, mas o mais importante é saber seus medos ou possíveis problemas ao comprar de mim. Neste post sobre a Persona do Comprador , vimos uma metodologia para defini-la.
Para minha Persona de Comprador, vou precisar de:
É raro que uma empresa tenha apenas um tipo de Persona de Comprador. O ideal é ter vários tipos para cada produto, acho que se houver diferentes motivações na hora de comprar um produto, haverá diferentes perfis que teremos que estudar.
Como está o cliente que deseja uma ortodontia invisível?
Qual é o tipo de cliente que deseja uma revisão anual?
Que medos tem quem quer fazer implantologia?
Uma vez que conhecemos os diferentes perfis de Persona de Comprador, agora seria necessário rastrear o caminho que eles percorreram antes de nos contatar. Portanto, se sabemos quais medos eles têm, podemos saber o que eles procuram no google para satisfazer sua curiosidade.
Por exemplo, alguém que deseja aparelhos invisíveis:
Surge a necessidade de seu Comprador Persona, mas ele não sabe do que precisa. Procure informações muito básicas para orientá-lo um pouco, por exemplo:
O que é uma ortodontia?
Como posso consertar meus dentes?
Quanto custa uma ortodôntica?
Nesta fase você já terá treinado um pouco mais e já está procurando informações mais específicas. Exemplo:
Tipos de ortodontia invisível
Quanto custa uma ortodôntica invisível?
Quanto custam os colchetes transparentes
Aqui você irá pesquisar diretamente por comentários nos Fóruns ou escrever uma resenha, com o objetivo de obter a opinião de outras pessoas que já tiveram o mesmo problema.
Contato com diversas marcas locais. Os mais bem posicionados no google e no google maps terão mais oportunidades.
Avaliação das diferentes propostas de clínicas locais. O preço ajuda, mas também as opiniões no google meu negócio ou recomendações.
Seleção da proposta vencedora e início do tratamento.
Feito isso, o cliente ainda busca mais informações sobre as dúvidas que surgirem posteriormente.
Levando em consideração as fases pelas quais seu cliente-alvo passa antes de comprar de você, é claro que devemos influenciar cada um deles. Para isso, uma boa estratégia de conteúdo pode nos ajudar muito. Se a nossa marca acompanha o seu cliente desde que ele busca informações, será mais fácil alcançá-lo na fase de decisão de compra.
Leve em consideração a Vitrine Virtual para aparecer rapidamente nos mecanismos de pesquisa. O mesmo número de telefone e endereço local devem estar presentes em todas as páginas do seu site. O SEO local funciona, por exemplo: Clínica dentária em Taubaté especializada em ortodontia invisível.
Se você teve algum cliente com influência local, faça um acordo para co-produzir conteúdo. Você também pode encontrar alguém que no YouTube conte sobre sua experiência com a ortodôntica invisível e chegar a um acordo para recomendá-lo. Pense que muitos indecisos procurarão esse tipo de vídeo de pessoas que tiveram os mesmos problemas.
Crie anúncios para Facebook e Instagram. Se você é uma marca nova, comece investindo mais em conseguir fãs e seguidores e, gradualmente, combine essas campanhas com outras que trazem tráfego e conversão para seu site. Você pode segmentar seu público-alvo como fez com sua persona de Comprador.
Com o Google Ads, antecipamos as pesquisas do seu público-alvo, enquanto o posicionamento de SEO melhora, investimos em publicidade paga por clique.
Campanhas de remarketing: Muito importante, têm menos custo e garantimos que todas as visitas que tivermos, tenham outra oportunidade de comprar connosco.
Construímos links em páginas externas à nossa. Podemos entrar em contato com blogs especializados para publicar conteúdo e nos fornecer links. Lembre-se de que nas diferentes fases da decisão de compra, o usuário buscará fontes externas (não só de clínicas). Então teremos mais resultados que falam sobre nós.
Também é importante a mídia local, como vitrine virtual ou blogs.
Sem um bom web design, nada do que fizermos servirá. Uma página web muito clara, com opiniões, serviços bem explicados, formulários que se integram com um CRM e permitem automatizar todo o processo de venda. Para fazer isso, vamos aplicar dois conceitos:
Com esses dois elementos podemos fazer melhor uso de nossos bancos de dados. Criar conteúdo de qualidade e orientar melhor os clientes no processo de venda.
Graças a um bom sistema, seremos capazes de automatizar os processos de monitoramento e vendas. Economizaremos recursos e obteremos melhores resultados.
Claro, não pare de analisar os dados todos os dias. Veja as principais fontes de tráfego e conversão para mover o orçamento para o que funciona melhor e mudar a estratégia do que ainda não decolou.
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Empreendedor com mais de 20 anos de experiência em programação, especializado em Engenharia de Software e Business Intelligence. Fundador da Made4u, explora oportunidades na WEB3 e no mercado de criptomoedas para impulsionar a inovação e o crescimento de seu negócio. Apaixonado por ajudar outros a empreender e ganhar dinheiro online, Genilson compartilha seu conhecimento e experiência para inspirar novos empreendedores e investidores. Promove uma comunidade digital colaborativa, mostrando que é possível alcançar grandes feitos com dedicação e as ferramentas certas.